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Muita gente supõe que se nós amarmos bastante, o
amor triunfará e tudo se transformará em bem. A experiência demonstra que isto não é
verdade.
Tais experiências mostram que, para além do amor, é necessário algo mais para
que o amor seja bem sucedido. O que o amor requer é que nós compreendamos e
sigamos as escondidas Ordens do Amor.
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ORDEM E AMOR
O Amor completa-se com o conteúdo das Ordens.
O Amor é água, as Ordens são o seu jarro.
O Amor é água, as Ordens são o seu jarro.
As Ordens são a terra arrendada,
Permitindo que o Amor flua.
Permitindo que o Amor flua.
Ordem e Amor cooperam:
Tal como a melodia e suas harmonias,
Assim é o Amor com as suas Ordens.
Tal como a melodia e suas harmonias,
Assim é o Amor com as suas Ordens.
Tal como nossos ouvidos são arranhados pela
dissonância,
Mesmo quando explicada,
Também a nossa alma adapta-se com dificuldade
Ao Amor sem ordem.
Mesmo quando explicada,
Também a nossa alma adapta-se com dificuldade
Ao Amor sem ordem.
Alguns tratam as Ordens como se elas
Fossem opiniões que possamos
Ter ou mudar à vontade.
Fossem opiniões que possamos
Ter ou mudar à vontade.
Mas elas são como são.
Trabalham, mesmo quando não as compreendemos.
Nós não as criamos, descobrimo-las.
Trabalham, mesmo quando não as compreendemos.
Nós não as criamos, descobrimo-las.
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Muitas
destas ordens estão escondidas e nós não podemos observá-las diretamente.
Trabalham profundamente na alma, e tendemos a obscurecê-las com as nossas
crenças, objeções, desejos ou ansiedades. Necessitamos de entrar profundamente
na alma se quisermos tocar as Ordens do Amor.
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ACEITAR A VIDA COMO
ELA É
Gostaria
de começar dizendo algo sobre as Ordens do Amor entre pais e filhos, partindo
da perspectiva do filho. Estas observações são tão fundamentais e óbvias que eu
hesito completamente em mencioná-las, mas não obstante elas são frequentemente
esquecidas.
Quando
os pais dão à vida, agem de acordo com o mais profundo da sua humanidade, e
dão-se enquanto pais aos seus filhos exatamente como são. Não podem adicionar
qualquer coisa ao que são, nem podem deixar qualquer coisa de fora. Pai e mãe,
consumando o seu amor um pelo outro, dão aos seus filhos tudo o que são. Assim,
a primeira das Ordens do Amor é que os filhos tomam a vida como ela lhes é
dada. Uma criança não pode deixar qualquer coisa de fora da vida que lhe é
dada, nem o desejo de que ela seja diferente vai mudar alguma coisa.
Uma
criança É dos seus pais. O Amor se for para ter sucesso, requer que um filho
aceite os pais tal como são, sem medo e sem imaginar que poderia ter pais
diferentes. Afinal de contas, pais diferentes teriam filhos diferentes. Nossos
pais são os únicos possíveis para nós. Imaginar que qualquer outra coisa seja
possível é uma ilusão.
Aceitar
nossos pais tal como são é um movimento muito profundo. Implica o nosso acordo
com a vida e o destino, exatamente como nos são apresentados pelos nossos pais;
com as limitações que são inerentes a isso. Com as oportunidades que damos a
nós próprios. Com o enredo no sofrimento, má sorte e culpa da nossa família, ou
sua felicidade e boa sorte, tal como pode acontecer.
Esta
afirmação de nossos pais tal como é um ato religioso. Expressa a nossa
prontidão a dar falsas expectativas, que excedem ou caem de acordo com a vida
que os nossos pais nos deram realmente. Esta afirmação religiosa estende-se
para além dos nossos pais, e assim, ao aceitar os nossos pais, devemos olhar para
além deles. Devemos ver para além deles à distância, de onde a própria vida
vem, e devemos curvarmo-nos perante o mistério da vida. Quando aceitamos os
nossos pais tal como são, reconhecemos o mistério da vida e submetemo-nos a
ele.
Você
pode testar o efeito desta aceitação na sua alma imaginando-se profundamente
curvado perante os seus pais e dizendo lhes, "a vida que vocês me deram
veio para mim ao preço total que vos custou, e o preço total foi o que custou.
Eu aceito-a com tudo o que vem com ela, com todas as suas limitações e
oportunidades." No momento em que estas frases são sinceramente ditas, nós
reconhecemos a vida como ela é e nossos pais como são. O coração abre-se. Quem
quer que controle esta afirmação sente-se pleno e em paz.
Compare
o efeito desta afirmação com o seu oposto, imaginando-se a afastar-se de seus
pais, dizendo, "eu quero pais diferentes. Não gosto de como os meus
são." Que ilusão, como se fosse possível sermos nós próprios e ter pais
diferentes. Aqueles que falam em segredo estas frases afastam-se da vida como
ela é, e sentem-se vazios, sem apoio, e não encontram paz com eles próprios.
Algumas
pessoas temem que se aceitarem os seus pais tal como são, devem também aceitar
o lado mau deles, e agem como se pudessem escolher somente a parte da vida que
preferem. Temendo aceitar a totalidade da vida, também se perde o que é bom.
Aceitando os nossos pais como são, aceitamos também a plenitude da vida, tal
como ela é.
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UNICIDADE
Há,
entretanto, um outro mistério envolvido. Nomeadamente, aquilo que nós
experimentamos é único, que cada um de nós tem algo pessoal que não pode ser
duplicado e que é diferente do que têm os nossos pais. E isto também deve ser
afirmado, seja fácil ou difícil, bom ou mau. Se olharmos claramente para o
mundo e para as nossas próprias vidas, vemos então que tudo o que é e que tudo
o que fazemos, pertence a um todo maior.
O
que quer que façamos ou que recusemos fazer, para o que trabalhamos e ao que
nos opomos, fazemos porque nós servimos a um todo maior ao qual não compreendemos.
Se nos tornarmos íntimos deste todo maior, então experimentamos este serviço
como uma tarefa ou uma chamada que não adiciona nada às nossas realizações
pessoais se for bom, nem à nossa culpa pessoal se for terrível. Simplesmente
somos chamados para servir. Quando olhamos para o mundo desta maneira, as
distinções habituais tornam-se irrelevantes. Eu chamo a isto, O Mesmo.
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O MESMO
A brisa move-se suave e sussurrante,
a tempestade explode e ruge.
Ainda é o mesmo vento,
a mesma canção.
a tempestade explode e ruge.
Ainda é o mesmo vento,
a mesma canção.
A mesma água
Banha-nos e afoga-nos,
Carrega-nos e enterra-nos.
Banha-nos e afoga-nos,
Carrega-nos e enterra-nos.
O que quer que esteja vivo, usam-se,
preservam-se e destroem-se,
uns aos outros,
dirigidos pela mesma força.
preservam-se e destroem-se,
uns aos outros,
dirigidos pela mesma força.
Isto é que interessa.
Quem é servido pelas diferenças?
Quem é servido pelas diferenças?
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Estas
são então as condições de vida fundamentais. É uma dádiva termos pais e sermos
crianças. E também, que temos algo unicamente pessoal.
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ANALISANDO O QUE OS
PAIS DÃO ADICIONALMENTE
Além
de nos darem a vida, os nossos pais dão-nos também outras coisas.
Alimentam-nos, animam-nos, cuidam de nós, e muito mais. Isto funciona bem
quando a criança aceita o que lhe é dado, tal como lhe é dado. Regra geral, as
crianças só aceitam o que necessitam, do que lhes é oferecido. Naturalmente há
as exceções que nós todos compreendemos, mas regra geral, o que os pais dão aos
seus filhos é o suficiente. Os filhos não podem ter tudo o que querem e nem
todos os sonhos são realizados, mas normalmente, os filhos recebem bastante.
É
consistente com as ordens do amor quando os filhos dizem aos seus pais,
"vocês deram-me bastante, e é suficiente. Eu aceito isso de vós com
apreciação e amor." Um filho que sinta isso, sente-se cheio e próspero,
não importa o que pode ter ido antes. Tal filho poderia adicionar, "eu
cuidarei do resto." Esta também é uma bonita experiência. E o filho
poderia adicionar, "agora deixo-os em paz." O efeito destas frases é
muito profundo. Os filhos têm os seus pais, e os pais têm os seus filhos. São
simultaneamente separados e tornam-se independentes. Os pais terminaram o seu
trabalho, e os filhos são livres para viver as suas vidas com respeito para com
seus pais, sem serem dependentes deles.
Mas
sinta o que se passa na alma quando você imagina os filhos a dizerem aos seus
pais, "o que vocês me deram, primeiro, não foi a coisa certa, e segundo, não
foi o suficiente. Vocês ainda me devem." O que é que os filhos recebem dos
seus pais quando sentem desta maneira? Nada. E o que é que os pais recebem dos
seus filhos? Também nada. Tais filhos não podem separar-se dos seus pais. Suas
acusações e pedidos amarram-nos aos seus pais de modo que, embora estejam
limitados a eles, não têm nenhum progenitor. Sentem-se então vazios,
necessitados e fracos.
Esta
é a segunda Ordem do Amor, que os filhos tomem o que os seus pais lhes dão para
além da vida como ela é.
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MEDIDA DO FILHO
Adicionalmente
à vida que os pais dão aos seus filhos, e ao que quer que seja que lhes dão
enquanto os criam, há também os presentes que os pais dão, do que acumularam
com os seus próprios esforços. Por exemplo, uma mãe é uma prendada pintora que
pinta os quadros mais maravilhosos. Isto pertence a ela e não aos seus filhos.
Se os seus filhos ficarem decepcionados porque não conseguem pintar quadros tão
belos - embora não tenham o seu talento e não trabalhassem tão arduamente como
ela - eles violam as Ordens do Amor. Não é assim que a vida funciona. O mesmo
aplica-se à riqueza material. Os filhos que se sentem herdeiros da riqueza dos
seus pais, e ficam decepcionados quando não o são, danificam o amor. Se
herdarem a riqueza, então o amor estará bem servido quando a tratam puramente
como uma dádiva.
Isto
é importante porque se aplica também à culpa pessoal dos nossos pais. A culpa
pessoal dos nossos pais pertence-lhes a eles, sozinhos. Acontece frequentemente
que os filhos, sem o amor de seus pais, tomam a culpa deles e tentam
carregá-la. Mas isto viola as Ordens do Amor. Tais filhos tentam
presunçosamente fazer algo que não têm direito nenhum de fazer. Por exemplo,
quando os filhos tentam expiar os erros dos pais, colocam-se acima de seus pais
e tratam-nos como se os pais fossem crianças de que necessitam de tomar conta,
e como se os filhos fossem os pais.
Não
há muito tempo havia uma mulher num grupo cujo pai era cego e a mãe surda. Eles
compensavam-se um ao outro muito bem. Mas a mulher sentiu que necessitava de
cuidar dos pais, e quando nós construímos a sua constelação familiar, o seu
representante agiu como se fosse grande e seus pais pequenos. Na constelação, a
mãe disse-lhe que, "até que o teu pai queira, eu posso cuidar dele sozinha."
E o pai disse-lhe que, "a tua mãe e eu estamos bem sozinhos. Não
necessitamos de ti." Mas a mulher ficou mais decepcionada do que aliviada.
Foi reduzida ao tamanho de filha, de criança.
Não
conseguia dormir nessa noite. De fato, sofria de insonias. No dia seguinte,
perguntou-me se eu a poderia ajudar. Eu disse, "as pessoas que não
conseguem dormir às vezes acreditam que necessitam de vigiar algo." Então
eu contei-lhe uma história de Borchert sobre um menino em Berlim após a guerra.
Ele vigiava dia e noite o corpo morto do irmão para que os ratos não o
comessem. Embora estivesse completamente esgotado, estava convencido que era
obrigado a manter-se de vigia. Um homem caridoso veio ter com ele e disse-lhe,
"de noite os ratos dormem." Então o menino caiu adormecido. Nessa
noite, a mulher também dormiu.
A
terceira Ordem do Amor entre pais e filhos é que respeitamos o que pertence aos
nossos pais pessoalmente, e permitimos que façam o que somente eles, podem e
devem fazer.
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TOMANDO E DESAFIANDO
A
quarta Ordem do Amor entre pais e filhos é que os pais são grandes e os filhos
são pequenos. É apropriado que os filhos aceitem e os pais dêem. Porque os
filhos recebem tanto, têm necessidade de balançar a conta. Faz-nos sentir incômodo
quando aceitamos daqueles que amamos sem poder retribuir. Com os nossos pais
nunca podemos corrigir o desequilíbrio porque eles dão sempre mais do que nós
podemos retribuir.
Alguns
filhos fogem da pressão da reciprocidade, da sensação de obrigação ou de culpa.
Então dizem, "eu prefiro não receber nada e sentir-me livre da culpa e
obrigação." Tais filhos fecham-se aos seus pais e sentem-se vazios e
empobrecidos. O amor seria melhor servido se eles dissessem, "aceito tudo
o que me derem com amor." Então poderiam olhar amorosamente para os seus pais,
e os pais poderiam ver como os seus filhos eram felizes. Esta é uma maneira de
aceitar, que consegue equilibrar, porque os pais sentem reconhecimento por este
tipo de aceitação, com amor. E dão ainda de maior boa vontade.
Quando
os filhos exigem, "vocês devem dar-me mais", então os corações dos
pais fecham-se. Porque os filhos exigem, os pais não podem mais inundá-los
voluntariamente de amor. É tudo o que essas exigências conseguem, elas proíbem
o fluxo natural do amor. E os filhos exigindo, mesmo quando conseguem algo, não
lhe dão valor.
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RECIPROCIDADE
Entre
pais e filhos, a reciprocidade em dar e receber é conseguida dando uns aos
outros o que recebemos. Isto faz os pais muito felizes quando os filhos dizem,
"eu recebo tudo o que me dás, e quando for grande, passá-lo-ei para os
meus filhos." Os filhos não olham para trás quando dão desta maneira, eles
olham em frente. Foi
o que os seus pais fizeram, eles receberam dos próprios pais e deram aos seus
filhos. Porque receberam tanto, sentem-se pressionados para dar abundantemente,
e podem fazer isso.
É
isto o que eu quero dizer sobre as Ordens do Amor entre pais e filhos.
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(Texto
Bert Hellinger / Tradução Graça Raimundo)
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