Jardins de Sephora

29 outubro 2011

Sísifo - O Mito

.
.
2º personagem na mitologia que exemplifica a maneira como desperdiçamos nossa vida.

.
As Portas da Transformação – 2ª Parte
 .

A infelicidade de Sísifo caracteriza aqueles que passam a vida se sacrificando, tentando fazer as coisas funcionarem, mas nunca completam seus projetos. Costuma-se dizer que tem muita iniciativa e pouca “acabativa”. Estão sempre  à espera de um milagre que lhes dê autonomia. Vivem desculpando-se, dando explicações ou acusando alguém por seus fracassos. Esforçam-se muito, mas conseguem poucos resultados positivos.
 .
Sísifo - O Mito
.
Um dos personagens mais interessantes da mitologia grega é Sísifo, rei de Conrinto. Era tido como o mais esperto entre os homens. Apesar de toda a sua astúcia, ou talvez justamente por causa dela, sempre se via diante das situações mais complicadas. Cada esperteza criava novas dificuldades, que por sua vez pediam novos estratagemas, numa eterna sucessão de saídas provisórias.
Certa vez, Sísifo descobriu por acaso que Zeus havia raptado Egina, filha de Ásopo, o deus dos rios. Como faltava água em suas terras, Sísifo teve a idéia de revelar a Ásopo o paradeiro de sua filha, desde que ele lhe desse em troca uma nascente. O pai desesperado aceitou de bom grado a proposta. Deu a Sísifo a nascente e soube então que sua filha fora raptada por Zeus.
Sísifo teve a água, mas arrumou outro problema: Zeus ficou furioso com a delação e mandou a Morte buscá-lo.
Confiando na própria astúcia, Sísifo recebeu a Morte e começou a conversar. Elogiou sua beleza e pediu-lhe para deixá-lo enfeitar seu pescoço com um colar. O colar na verdade não passava de uma coleira, com a qual Sísifo manteve a Morte aprisionada e conseguiu driblar seu destino.
Durante um tempo, não morreu mais ninguém. Sísifo soube enganar a Morte, mas arrumou novas encrencas. Desta vez com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisava dos préstimos da Morte para consumar as batalhas.
Tão logo teve conhecimento do acontecido, Hades libertou a Morte e ordenou-lhe que trouxesse Sísifo imediatamente para os Infernos. Quando Sísifo se despedia da mulher, teve o cuidado de pedir secretamente que ela não enterrasse seu corpo.
Já nos Infernos, Sísifo reclamou a Hades da falta de respeito de sua esposa em não enterrar seu corpo. Então suplicou por um dia de prazo para se vingar da mulher ingrata e cumprir os rituais fúnebres. Hades concedeu-lhes o pedido. Sísifo retomou então seu corpo e fugiu com a esposa. Havia enganado a Morte pela segunda vez.
Viveu muitos anos escondido, até que finalmente morreu. Quando Hades o viu, reservou-lhe um castigo especial. Sísifo foi condenado a empurrar uma enorme pedra até o alto de uma montanha. Antes de chegar ao topo, porém, a pedra rolava para baixo, obrigando Sísifo a retomar sua tarefa, até o fim dos tempos.
.
Os Sísifos Modernos: A infelicidade por falta de força
.

           Esta é a infelicidade mais dolorida que existe e que lentamente despedaça o coração dos Sísifos. Quando a pessoa olha para sua vida, percebe que realizou muito pouco de seu potencial. Olha para o passado e vê as oportunidades que perdeu. Nas noites solitárias lembra-se dos amores desperdiçados. 
É uma dor silenciosa que os Sísifos têm de carregar em seu exílio dentro de casa.
            Normalmente, eles culpam e acusam os outros por sua infelicidade, dão um milhão de explicações dos motivos que impedem as coisas funcionarem. Mas, dentro de si, sabem de verdade: faltou forca interior quando partiram em busca de seus sonhos.
          Quando os Sísifos olham pelo retrovisor têm que agüentar as lembranças de muitas pedras que não conseguiram levar ate o topo da montanha.
           A infelicidade causada por falta de força interior, de determinação, ocorre na vida de pessoas geralmente hábeis em procurar soluções paliativas, o que só aumenta seus problemas. Os atalhos que percorrem apenas criam mais complicações.  São os reis do quase:
                  * quase entraram na faculdade...
                  * quase se formaram...
                  * quase jogaram futebol no São Paulo...
                  * quase foram atrizes da Globo...
                  * quase se casaram...
                  * quase foram promovidos.
           Sua maior dificuldade é concluir os projetos, por isso estão sempre recomeçando. Seus esforços são desordenados e produzem parcos resultados. Estão sempre com dificuldades financeiras e pedindo dinheiro emprestado.  São, também, mestres em adiar. Para eles:
                 * hoje é impossível por causa do trânsito...
                 * conversaremos na próxima semana...
                 * no próximo mês começarei a procurar emprego...
                 * este ano vou parar de fumar...
                 * qualquer dia desses levarei flores para minha mulher.
             Só que qualquer dia não chega nunca.
          Boas idéias, talento e habilidade não são suficientes. É preciso ter força de vontade para aprender a administrar as turbulências.
          Há dois tipos de perdedores. Os que entram na luta já derrotados e os que acham que nunca serão derrotados. O verdadeiro sabe que em toda disputa é possível tanto ganhar quanto perder e se prepara para não ser surpreendido.
 .
 ( Roberto Shinyashiki - O sucesso é ser feliz )
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...