Jardins de Sephora

28 outubro 2011

Dâmocles - O Mito

 .
.
 1º personagem na mitologia que exemplifica a maneira como desperdiçamos nossa vida.
.
As Portas da Transformação – 1ª Parte
.
O primeiro modo de infelicidade é o de Dâmocles e refere-se àqueles que passam a vida inteira com medo de que alguma coisa desgraça aconteça como castigo por suas conquistas. Lutam pelo sucesso, conseguem alcançá-lo, mas estão sempre na expectativa de que surja um problema. 
O medo de perder o marido ou a esposa impedi-os de desfrutar o casamento que construíram. Imaginam desgraças com os filhos e enchem a cabeça deles de preocupações. 
Têm medo de perder o emprego ou que sua empresa vá a falência.
.
DÂMOCLES: O Poder e o Medo
.
Dâmocles era um súdito da corte do rei Dionísio, que administrava o reino sem contestações. Seu poder era absoluto e sua palavra, a Lei. Vangloriava-se de ser todo-poderoso e vivia submerso nas delícias e vantagens do poder. Sempre que podia, Dâmocles expressava seu sonho de um dia poder ter à mão tudo o que desejasse.
Dámocles insistiu tanto nesse desejo que Dionísio resolveu revelar-lhe a angústia do poder. Convidou-o para ser rei por um dia, com direito a coroa, cetro, banquete e tudo o mais. Mandou, porém, colocar uma espada em cima do trono, presa por um fio de crina de cavalo.
Dâmocles exultou. Final mente seu sonho seria realizado. Vestiu-se com pompa, assumiu a condição de rei e mergulhou no banquete em sua homenagem. Porém, no meio da festa, levantou os olhos e viu, sobre sua cabeça, a espada ameaçadora, que poderia a qualquer momento decepá-lo. Engoliu em seco, ficou morrendo de medo, mas entendeu nessa hora o que são as angústias do poder.
.
Dâmocles Modernos
.
Os Dâmocles modernos estão sempre preocupados. Sentem-se ameaçados, tendo ou não estabilidade econômica. Têm medo de que uma simples gripe se transforme em meningite ou outra doença séria qualquer. Vivem sobressaltados com a possibilidade de acidentes ou ataques cardíacos. E são capazes de se assustar com o simples soar de uma campainha ou telefone.
Uma das piores coisas que podem acontecer a um Dâmocles é ser convocado para uma reunião sem saber antecipadamente qual é o assunto. Muitas vezes, essas pessoas não demonstram que estão assustadas, mas se irritam com tudo e com todos. Perfeccionistas, querem tudo controlar. Preocupam-se em dar instruções com o objetivo de melhorar o andamento das coisas, mas quando algo sai errado, logo pensam:
“Ah, eu sabia! Isso porque, no fundo, acreditam que as falhas fazem parte de tudo.
Tendem a viver exautos, pois, além do esforço consumido para realizar seus projetos, gastam uma enorme energia para aplacar os diálogos dentro de sua cabeça. O que mais os desgasta são as preocupações. Lutam para chegar ao sucesso e, quando o atingem, surge a imagem desse sucesso acompanhada por uma espada sobre a cabeça. A espada é imaginária, mas cria nos Dâmocles a dúvida que enfraquece seu poder.
Sabe o que é esse medo? E a ausência da fé.
Mais cedo ou mais tarde, o medo acaba destruindo as pessoas, pois, enquanto o amor é o coração, a fé é a coluna vertebral. E ela que nos mantém em pé, mesmo quando estamos doentes, em um leito, ou perdidos numa tempestade de problemas. Dâmocles deixou, contudo, que a espada quebrasse sua fé, pois ninguém o proibiu de retirá-la de cima de sua cabeça.
Enquanto você acreditar, o medo não vai se instalar.
“Acreditar em quê?”, você pode estar se perguntando.
E a resposta é acreditar em tudo: na vida, em Deus, no amor, nas pessoas e, principalmente, em si mesmo.
O que você já conquistou na vida não foi fruto do acaso.

.
( Fonte – Roberto Shinyashiki – O Sucesso é Ser Feliz)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...